Adriana Linares Adriana Linares

Adriana Linares, violista, é uma das mais talentosas jovens artistas latino-americanas e suas interpretações têm sido aclamadas pela crítica especializada. Ela obteve o primeiro lugar em diversas competições nos Estados Unidos. Destaques de trabalhos como solista incluem sua estréia, em 2006, no Carnegie Hall, durante a primeira audição norte-americana da Sonata da compositora venezuelana Modesta Bor. Como solista, tem se apresentado com a Arcos Juveniles de Caracas, Virtuosi de Caracas, Middletown Symphony, Illinois Philharmonic e Philadelphia Virtuosi Chamber Orchestra. Adriana Linares foi a violista fundadora do Dalí String Quartet, grupo com o qual realizou projetos de gravação e execução nos Estados Unidos. Ela toca regularmente com diferentes grupos e orquestras. Adriana Linares é Mestre pela Temple University, onde estudou com Roberto Diaz, diretor do Curtis Institute, e Bacharel pela Indiana University, onde estudou com o renomado violista Atar Arad. Mais informações, visite: www.adrianalinaresmusic.com

 

 

 

Angelo DiasAngelo Dias

Angelo Dias, barítono, vem, ao longo de sua carreira, desenvolvendo uma intensa atividade profissional no campo da música vocal, seja como cantor, regente ou professor. Seu repertório solo inclui a ópera, a música de câmara e a canção de arte brasileira. Como regente, tem atuado profissionalmente à frente de diversos coros e orquestras, trazendo em sua bagagem uma vasta experiência na área. Sua participação em festivais, seminários e eventos dedicados ao canto e à regência por todo o país tem possibilitado uma significativa troca de experiências com a comunidade musical brasileira, buscando incentivar a performance da música coral e do canto lírico em âmbito nacional. Angelo Dias é Bacharel em Canto pela Universidade Federal de Goiás; é Mestre em Canto e Regência Coral pela University of Wyoming; e Doutor em Canto e Regência Coral pela University of Oregon. Atualmente, é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás.

 

 

 

Carlos RieiroCarlos Rieiro

Carlos Rieiro, clarinetista, foi um dos fundadores do Departamento de Música da UFPB, em 1978. Bolsista da Fundação Bariloche da Argentina, ganhou os Concursos de Jovens Solistas organizados pela Rádio Nacional, a Fundação Bariloche e a Secretaria da Cultura da Naciòn, na Argentina. Foi professor convidado de importantes festivais internacionais, dentre os quais Campos do Jordão, Londrina, Gramado, Belém, Tatuí, Fortaleza e Itú. Participou como solista, recitalista e integrante de grupos de música de câmera de importantes projetos junto a FUNARTE, MINC, Itamaraty, SESC, Sulamérica e Banco do Brasil. Apresentou-se como solista junto a Orquestra Jovem da Radio Nacional (Argentina), Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica de Recife, Orquestra de Câmera da UFPB, Orquestra Virtuosi, OSPB Jovem, Orquestra de Câmera de João Pessoa e Orquestra de câmera de Avellaneda. Desde 1980, é primeiro clarinete solista (convidado) da OSPB.

 

 

 

David GardnerDavid Gardner

David Gardner, violoncelista, estudou com Maude Tortelier, Richard Markson, Lowri Blake e David Fletcher. Graduado pelo Trinity College of Music, em Londres, deu continuidade aos seus estudos na Holanda, com Jeroen den Herder. Fundador do quinteto de cordas Britton, tocou em diversas orquestras, dentre as quais a Royal Philharmonic Orchestra, Welsh National Opera e BBC Philharmonic. Como solista e músico da câmara, já tocou em diversas salas de concertos da Europa, incluindo o Royal Festival Hall e o Wigmore Hall. Em 2005, foi convidado a participar da montagem da Orquestra do Mato Grosso, com a qual executou mais de 400 concertos em vinte e dois estados. David Gardner é diretor do projeto Amazon Riffs, lançado no Reino Unido em 2006. Em 2010, assumiu a posição de violoncelista da Orquestra do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Atualmente, é professor da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás. Para este ano, estão programados recitais em Manchester, Londres e Rio de Janeiro.

 

 

 

Heinz Karl SchwebelHeinz Karl Schwebel

Heinz Karl Schwebel, trompetista, atual Diretor da Escola de Música da UFBA, é o primeiro trompete da Orquestra Sinfônica da Bahia. Estudou com seu pai, Horst Schwebel, na UFBA, e, posteriormente, na Hochschule für Musik, em Karlsruhe, Alemanha, no New England Conservatory of Music em Boston e na Catholic University of America, Washington D.C. Já atuou como primeiro trompete sob a regência dos maestros Zubin Metha, Gunther Schuller, Aldo Cecatto, Marek Janovsky, Stanislav Scrowaczevsky, Eleazar de Carvalho, Ira Levin, Isaac Karabtchevsky, dentre outros. Com orquestra, já interpretou os concertos de Haydn, Hummel, Neruda, Vivaldi, Handel, Tartinni, Arutunian, Alfredo Dias, Ewazen e Guerra Vicente. Heinz Schwebel tem atuado como solista e/ou professor convidado em diversos estados brasileiros e no exterior, participando de grandes festivais. Em 2003, lançou seu primeiro CD solo, Policromo: Música Moderna para Trompete.

 

 

 

Heleno Costa Heleno Feitosa Costa Filho

Heleno Feitosa Costa Filho, fagotista/saxofonista, é bacharel em Fagote e Saxofone pela Universidade Federal da Paraíba, tendo sido orientado pelos professores Egon Figueroa Hidalgo e José de Arimatéia Formiga Veríssimo. Tem sido convidado para atuar como artista e professor de fagote/saxofone em importantes festivais e para participar como solista e instrumentista de conjuntos de música de câmara e orquestras em concertos, shows e gravações de discos, ao lado de artistas renomados nacional e internacionalmente, tanto na área da Música Erudita como nas áreas da Música Popular e Comercial. É membro fundador do JPSax e do Caninga Trio, com os quais já gravou alguns CDs. Lançou seu primeiro CD solo Costinha, no qual gravou obras de compositores paraibanos e de sua autoria, em 2005. Foi professor efetivo de Fagote/Saxofone da Universidade Federal do Rio grande do Norte de 2004 a 2008. Atualmente é Professor efetivo de Fagote/Saxofone da Universidade Federal da Paraíba, Fagotista do Quinteto de Sopros da Paraíba e Fagote solista da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

 

 

 

Hye-Youn ParkHye Youn Park

Hye Youn Park, pianista, estudou na Coreia, Espanha e Alemanha, recebendo orientação de Young-Ho Kim, Mi-Ae Park, Hee-Young Song, Patrick O’Byrne, Jochen Köhler, Leonel Morales, Marco Antônio de Almeida e Elgin Roth. Ela já ganhou várias competições internacionais, a exemplo do prêmio Mauro Paolo Monopoli, na Itália. Ela foi a vencedora do concurso Antón García Abril (Espanha, 2010). Como concertista, já seapresentou em diferentes países da Europa, Coreia, América do Sul e Estados Unidos. Desde 2007, ensina Piano no Institut für Musik, da Martin Luther Universität, em Halle-Wittenberg, Alemanha. Hye-Youn Park tem participado como professora de diferentes festivais na Europa e América do Sul.

 

 

 

 

José Henrique MartinsJosé Henrique Martins

José Henrique Martins, pianista, recebeu orientação artística de Henriqueta Garcez Duarte, José Alberto Kaplan, Cristina Capparelli, Anthony di Bonaventura e Maria Clodes Jaguaribe, na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, UFRGS e Boston University. Já tocou em diversas cidades brasileiras e no exterior, ao lado de instrumentistas como Radegundis Feitosa, Nailson Simões, Charles Schlueter, Radegundis Tavares, Bartolomeij Nizziol, Guillaume Tardif, Bernard Zinck, Felipe Aquino e Timothy Deighton. Como solista de orquestra, atuou sob a batuta de Gustavo de Paco de Gea, Elena Herrera, Marcos Arakaki e Lutero Rodrigues. José Henrique pesquisa a obra dos compositores nascidos ou radicados na Paraíba, tendo participado da gravação de vários discos. José Henrique está preparando a gravação de um CD solo com peças de compositores ligados ao Laboratório de Composição Musical (COMPOMUS) da UFPB, cujas obras estão sendo escritas especialmente para o projeto. Atualmente, é professor de piano nos cursos de graduação e pós-graduação da UFPB.

 

 

Jean MárcioJean Márcio Souza

Jean Márcio Souza, trombonista e tubista, iniciou o contato com a música em 1992. Em 1994, ingressou na classe do professor Radegundis Feitosa Nunes, seu mentor e orientador durante a graduação e mestrado. Integrou a Orquestra Juvenil do Departamento de Música e Orquestra Sinfônica Jovem do Estado da Paraíba. Foi professor da Escola de Música Antenor Navarro e do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba. É membro da Associação Brasileira de Trombonistas. Participou de diversos eventos nacionais e internacionais, tais como o Encontro das cidades geminadas (Ovar, Portugal), o Festival Latino Americano de Trombones, o Festival Nacional de Música de Câmera, o Festival Nacional de Arte FENART, o Festival Eleazar de Carvalho e o Concurso Norte/Nordeste de Música de Câmera. Atualmente leciona na Unidade Acadêmica de Arte e Mídia da UFCG, sendo responsável pela disciplina prática interpretativa (trombone, tuba e bombardino), Coral de trombones e Campina Jazz Band.

 

 

 

José MedeirosJosé Medeiros

José Medeiros, oboísta, estudou com o professor Roberto Carlos di Leo, na UFPB, onde concluiu o Bacharelado em Música. Foi oboé principal das Orquestras Sinfônicas da Paraíba, Recife, Theatro da Paz e da Filarmônica Norte-Nordeste. Já atuou em vários Festivais no Brasil e no exterior, tais como o Festival Eleazar de Carvalho, Festival de Inverno de Londrina, Festival das Sete Artes de Palmas, Festival Internacional de Música de Câmara do Pará, Festival Internacional de Verão de Brasília e Festival de Artes de Tunja (Colômbia). Também lecionou oboé na Universidade Federal do Amazonas, na Universidade de Brasília (UnB) e no Conservatório Carlos Gomes de Belém do Pará. Já tocou com vários nomes da música instrumental brasileira, tendo também se apresentado como solista com diferentes orquestras. Atualmente, é oboé principal da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, professor de oboé do Programa de Módulos do bacharelado em Música da Universidade Estadual do Pará e integrante do Quinteto de Sopros Brasília. Em janeiro deste ano, fez o lançamento do seu CD solo, Oboé do Brasil, no 33º Festival Internacional de Verão de Brasília.

 

 

 

Katie Kresek Katie Kresek

Katie Kresek, violinista, já se apresentou no Carnegie Hall, National Arts Club, Caramoor Center for Music and the Arts, Merkin Hall e New York Public Library. Já tocou com várias orquestras, destacando-se a Princeton Symphony Orchestra, Philadelphia Virtuosi, Westchester Philharmonic e American Composers Orchestra. Além das aparições no campo da música clássica, ela também atua no campo da música popular, tendo aparecido ao lado de artistas como Beyonce, Alicia Keys, Shakira, Enya, Josh Groban, Susan Boyle e Il Divo. Na TV, já participou de vários programas, destacando-se Late Show, Saturday Night Live, CBS The Early Show e o Annual Grammy Awards. Ela estudou violino com Daniel Phillips, Laurie Smukler, Lucie Robert, Elmar Oliviera, Felix Galimir e Donald Weilerstein, possuindo o título de Mestre em Música, expedido pelo Mannes College of Music. O seu instrumento foi fabricado por Lorenzo e Tomaso Carcassi em 1748, em Florença, Itália. Suas produções fonográficas foram gravadas pela Naxos, Virgin, Sony e New World Records. Mais informações, visite: http://www.katiekresek.com/

 

Kenneth Fulton Kenneth Fulton

Kenneth Fulton, regente, é o diretor de atividades corais da Louisiana State University, onde leciona nos programas de mestrado e doutorado em regência e também dirige o LSU A Cappella Choir. Já ganhou vários prêmios como professor e regente por suas contribuições no campo da música coral. Durante quinze anos, trabalhou com o Baton Rouge Symphony Chorus. Na Áustria, dirige o Linz International Choral Festival, evento no qual rege, anualmente, coros e orquestras. Kenneth Fulton já se apresentou em importantes salas de concertos do mundo, incluindo o Carnegie Hall, Kennedy Center, Disney Concert Hall, Mozarteum e Brucknerhaus. Seus coros já se apresentaram em importantes eventos, dentre os quais as convenções regionais e nacionais da ACDA (American Choral Directors Association) e da MENC (National Association for Music Education), bem como os encontros da College Music Society, Sonneck Society, American Musicological Society e American Society of University Composers. Kenneth Fulton já ministrou masterclasses em mais de quarenta estados norte-americanos e na Europa.

 

 

Lemuel GuerraLemuel Guerra

Lemuel Guerra, regente, estudou com Dr. Fred Spann (USA), Dr. Donaldo Guedes (Brasil), Dr. Robert Gaddis (USA) e Dr. Alcingstone Cunha (Brasil). Estudou canto com Mary Lois Sommers e Paul Charlton, Henrique Lins, Martha Herr, Randall Bradley (USA) e Katryn Zerk (UK). Tenor solista no Requiem e Krönungs-Messe, de Mozart, e na 9ª Sinfonia, de Beethoven, sob a regência da maestrina Elena Herrera; Missa em Sol maior, de Schubert, sob a regência do maestro Vladimir Silva; Messiah (Händel), sob a regência do maestro Randall Bradley; e Credo (Pitombeira) e Serenade to Music (Williams), sob a regência do maestro Garry Packwood. Lemuel Guerra, além de lecionar nos cursos de graduação e pós-graduação da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Campina Grande, ministra aulas de música nos cursos de extensão da UEPB e é o regente do Coro em Canto da UFCG.

 

 

 

 

Manuel Matarrita Manuel Matarrita

Manuel Matarrita, pianista, é, atualmente, um dos mais ativos pianistas da Costa Rica, atuando como  solista e professor. Além do seu país, também tem se apresentado na Nicarágua, El Salvador, Cuba, Colômbia, Peru e Estados Unidos.  Em 2010, participou da estreia mundial da Toccata para piano e orquestra de cordas, do compositor Jerry Sieg. Desde 2006, Manuel Matarrita é o pianista oficial do International Voice Competition Ciudad de Trujillo, que acontece anualmente no Peru. Manuel Matarrita é Bacharel em Música e Licenciatura em Piano pela Universidad de Costa Rica; Mestre em Música pela University of New Orleans; e Doutor em Música pela Louisiana State University. Entre os seus principais professores estão Higinio Fernández, María Clara Cullell, Mary Ann Bulla e Constance K. Carroll.  Atualmente, é professor da Escola de Música da Universidad de Costa Rica. Mais informações, visite http://www.manuelmatarrita.com/

 

Maília Álvares Marília Álvares

Marília Álvares, soprano, é detentora de diversos prêmios em concursos nacionais (São Paulo, 1989; Brasília, 1994; Ouro Preto, 1995). Recitalista e concertista atuante, seu repertório abrange principalmente a música de câmara e a canção de arte brasileira. Tem várias participações em CDs como, por exemplo, Canções Alemãs e Brasileiras, Música Sacra Brasileira, Cantorias de Natal e Lento Acalanto, além de um álbum solo Canta Minh’alma, de música sacra. Como professora, tem sido convidada a ministrar masterclasses em seu estado, Araçatuba, Londrina, Recife, Maceió e São Luis. Professora da Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, leciona as disciplinas Canto, Dicção e Fonética, Música de Câmara. É membro das Comissões de Avaliação Docente e de Pesquisa, e do corpo docente do Programa de Pós-Graduação na mesma instituição.

 

 

 

Mario UlloaMario Ulloa

Mario Ulloa, violonista, é formado na Escuela de Artes Musicales de laUniversidad de Costa Rica, em San José. Na MusikhochschuleKöln, Alemanha, sob a tutoria do maestro Eliot Fisk, obteve o mais alto diploma dessa instituição:Konzertexamen (Diploma de Concertista). Nessa mesma escola, estudou música barroca com o Konrad Junghännel. Ainda com Fisk, realizou também estudos no Mozarteum, Salzburgo, Áustria. Doutor em Música pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia. Tem se apresentado em países como Inglaterra, Alemanha, Áustria, Holanda, Noruega, França, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, México, Panamá, Costa Rica, Equador, Argentina, Paraguai e nas principais capitais brasileiras. Atualmente, é professor de violão na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, nos cursos de graduação dessa Escola. Ulloa é também membro do programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFBa e, freqüentemente, oferece Master Classes em outras universidades e instituições musicais nacionais e internacionais.

 

Mauro Bertoli Mauro Bertoli

Mauro Bertoli, pianista, é vencedor de várias competições para piano. Tem se estabelecido no cenário musical internacional, tendo sido aclamado pela imprensa especializada por conta das suas apresentações impecáveis. O jornal canadense Toronto Star ressalta sua técnica e a profundidade da sua expressão musical. Mauro Bertoli tem se apresentado em importantes festivais e grandes salas de concertos em toda a Europa, América do Norte, Israel e China. Suas gravações já foram transmitidas na CBC Radio, Radio Classica Bresciana, Radio Classica Milano, dentre outras. Ele recebeu o prêmio Giuseppe Sinopoli Award 2006, que foi concedido pessoalmente por Giorgio Napolitano, Presidente da República Italiana. Além das atividades como intérprete, Mauro Bertoli também leciona piano e integra o corpo docente do Departamento de Música da Carleton University, na cidade de Ottawa, Canadá. Mais informações, visite: http://maurobertoli.com/

 

 

 

Natanael Draiblate Netanel Draiblate

Netanel Draiblate, violinista, estudou com Pamela Frank, Vali Blutner, Hagai Shaham, Shmuel Ashkenasi e David Salness. Já tocou com várias orquestras, incluindo a West-Eastern Divan Orchestra e a Tel-Aviv Soloists. Suas atividades como solista e músico de orquestra têm sido intensas em diferentes estados norte-americanos, Israel, Argentina, Espanha, Suíça, Suécia, Noruega, França, Bélgica, Alemanha e Itália. Como camerista, já se apresentou com grandes nomes da música, dentre eles Daniel Stabrawa, spalla da Filarmônica de Berlim. Em 2003, teve a oportunidade de tocar ao lado de Yo-Yo Ma, Itzhak Perlman, Jaime Laredo e Lin Cho Liang num concerto de gala no Carnegie Hall. Netanel Draiblate ganhou vários prêmios internacionais, tendo participado de vários festivais. Mais informações, visite: http://www.netaneldraiblate.com/

 

 

 

Renan Rezende Renan Rezende

Renan Rezende, flautista, concluiu o bacharelado em Flauta pela Universidade Federal da Paraíba, sob a orientação dos professores José Augusto Maropo e Gustavo de Paco. Foi professor da Prefeitura Municipal de João Pessoa entre 2008 e 2009. Atuou como solista na Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, na Camerata Extravaganza e na Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa, onde atualmente é flauta solista. Foi flautista e piccolista convidado da Orquestra Sinfônica da Paraíba nas temporadas de 2008 a 2010. Exerce intensa atividade com artistas paraibanos, fazendo gravações e shows pelos grandes centros do Brasil. Em 2008, foi premiado pelo Projeto Pixinguinha com o Chorisso, grupo de choro que está gravando um CD com obras inéditas de compositores paraibanos. Realizou, a convite do SESC, a edição 2010 do projeto SONORA BRASIL com o Quinteto Latino-Americano de Sopros, tendo realizado apresentações em mais de 85 cidades em todo Brasil.

 

Radegundes Filho Radegundis Tavares

Radegundis Tavares, trompista, é bacharel pela Universidade Federal da Paraíba, onde recebeu orientação do professor Cisneiro de Andrade. Iniciou seus estudos em Trompa no curso de extensão do Departamento de Música da UFPB. Aos quinze anos, ganhou menção honrosa no sexto prêmio Weril, estreando como solista no Teatro Municipal de São Paulo. Desde então, tem se apresentado como solista, camerista e instrumentista de orquestras em importantes centros musicais do Brasil. Gravou e lançou em 2009, com o pianista José Henrique Martins, o CD Universal. É professor efetivo de Trompa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua eventualmente como primeiro trompista convidado da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Mais informações, visite http://www.radegundistavares.com/

 

Sandoval Moreno Sandoval Moreno

Sandoval Moreno, trombonista, começou seus estudos na Banda do Colégio Diocesano D. João da Mata, com orientação do professor Severino Ferreira, na sua cidade natal, Itaporanga-PB. É Bacharel em Música pela UFPB, tendo sido orientado pelos professores Carlos Moreira e Jaques Gesten. Em 1986, começou a lecionar Trombone e Prática de Banda no curso de Música da UFPB. Fundou a Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB e o Quarteto de Trombones da Paraíba. Tocou na Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte e Orquestra Sinfônica da Bahia. Com o Quarteto de Trombones da Paraíba e o Brazilian Trombone Ensemble, tem se apresentado em festivais no Brasil e no Exterior como Artista Weril. Como professor de Trombone e Regência de Banda, tem ministrado cursos nos festivais de música no estado do Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Espírito Santo e nos encontros brasileiros de Trombonistas.

 

 

 

Thibault  Delor Thibault Delor

Thibault Delor, contrabaixista, iniciou seus estudos com André Marillier, formando-se no Conservatório Superior de Música de Paris com o concertista internacional Jean-Marc Rollez. Atuou na Orquestra da Ópera de Paris e L'Orchestre de Contrebasses, sexteto de contrabaixos parisiense que realizou duas turnês no Brasil em 1993 e 1995. Participou, na França, da gravação da íntegra das obras para cordas de Jean Françaix com a Orquestra de Câmera Stringendo. Radicado no Brasil desde 1997, lançou o CD No Tom da História, com arranjos próprios sobre a obra de Tom Jobim. De 2000 a 2002, foi o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica da Rádio-Televisão Cultura de São Paulo. De 2002 a 2005, o primeiro contrabaixista da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas. Thibault Delor é professor do Bacharelado em Música da USP de Ribeirão Preto, dos festivais de Campos/RJ, Olinda/PE, Gramado/RS, Cello Encounter/RJ e no próximo festival de Uberlândia/MG.

 

 

 

Vladimir Silva Vladimir Silva

Vladimir Silva, tenor e regente, é doutor em Regência Coral pela Louisiana State University (EUA). Estudou composição com José Alberto Kaplan; regência com Erick Vasconcelos (Brasil), Gerard Kelgman (Alemanha) e Kenneth Fulton (EUA); e canto com Jasmin Martorell (França) e Lori Bade (EUA). Já regeu vários grupos, dentre os quais o Coral Universitário Gazzi de Sá (UFPB), Madrigal Vox Nostra, Madrigal da UFBA, LSU Chamber Singers, LSU Women’s Chorus, Orleans Chamber Singers, Madrigal da UFPI, Coro em Canto, Camerata Brasílica e Orquestra Sivuca. Além do Brasil, já atuou como regente e solista na Argentina, França, Itália, Áustria e Estados Unidos. Tem participado de festivais de coros e canto lírico, coordenando, julgando, regendo, ministrando palestras e masterclasses.Desde 1993, atua no ensino superior, tendo colaborado com várias universidades estaduais e federais, a exemplo da UFPI, UFBA, UFPB, UFCG, UFG, UFSM, URCA, UEMA, UEPA, UEL, UEPB e UNICAMP. Vladimir Silva tem artigos publicados em diversas revistas especializadas. Atualmente, leciona no curso de Música da UFCG. Mais informações, visite: www.vladimirsilva.com